Meu amigo limão

Publicado: 09/03/2011 em Matérias interessantes

Olá, pessoal! Tudo bem?

Há uns dias atrás, relatei aqui que estava com uma gripe horrorosa e posteriormente uma diarreia. Nos dois casos, minha mãe me apareceu com receitas contendo limão. Já que eu realmente melhorei com as tais receitas, e essa é uma fruta que eu gosto muito, resolvi pesquisar mais sobre ela na internet.

Achei um site super interessante de uma nutricionista, que contém essa matéria e também muitas outras, que recomendo a leitura. Clique aqui para conhecer o trabalho de Mariana Ferri D’Avila.

Como sempre, só publico matérias no blog que realmente valham a pena de serem lidas, pois sei que o tempo de todo mundo é escasso.

Vejam que interessante:

Benefícios do Limão

“Essa fruta, tão comum no Brasil, não pode faltar no nosso cardápio diário.”

Isso se deve pelo fato de ser um excelente aliado da saúde, ajudando da prevenção e tratamento de inúmeras doenças e melhorando a qualidade física.

Quais benefícios podem ser associados ao consumo diário do limão?

Existe um princípio ativo chamado d-limoneno (presente na casca), que ajuda a combater a ansiedade, depressão, excesso de colesterol LDL (ruim), auxilia no controle de ácido úrico e até mesmo previne o câncer.

A fruta é rica em vitamina C, tiamina, riboflavina, fósforo, silício, cálcio e ferro. Todos esses nutrientes desempenham papéis fundamentais para o organismo se manter saudável.

Outro benefício da fruta é para o sistema imunológico, que fica mais ativo contra agentes nocivos. Sendo assim, esse alimento é poderoso para prevenção de gripes e outras doenças virais.

Para quem teme o ganho de gordura, o limão ajuda no emagrecimento (perda de gordura) sem estimular o catabolismo (perda de massa muscular).

Para aqueles praticantes de atividade física e atletas, estudos indicam que 1 copo de limão com água pela manhã melhora a performance e a qualidade corporal.

Nutrientes presentes no limão ajudam na prevenção de diabetes e hipertensão arterial, além de melhorar o funcionamento do fígado (órgão essencial para o metabolismo).

Essa fruta possui flavonóides, que são antioxidantes que previnem a ação maléfica dos radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce.

Para quem tem azia e gastrite, o limão possui substâncias que facilitam a digestão e ajudam no controle dessas doenças. Apesar de no estado natural ter como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, este, em contato com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez interna.

Alguns estudos ainda associam o consumo de limão com redução de dores de cabeça, acne, sinusite e zumbido no ouvido.

Além desses benefícios, o limão ajuda a conservar alguns alimentos, por exemplo, se for fazer um suco de maçã, para evitar o escurecimento do mesmo, esprema um pouco dessa fruta e garanta melhor qualidade na conservação do suco.

Quanto consumir de limão para ter esses benefícios?

Tomado diariamente pela manhã, em jejum (10 a 20 minutos antes do café da manhã), descongestiona e desintoxica o organismo, promovendo todos os seus benefícios.

Caso a pessoa não consiga fazer dessa forma, poderá usar na salada, como tempero, e ainda em preparações de outras refeições. Mas lembre-se, o ideal é 1 limão por dia.

Qual o melhor tipo de limão?

Você irá encontrar todos os benefícios no limão tahiti, limão-cravo, limão galego ou limão siciliano.

Outras considerações:

Para que tem hipersensibilidade nos dentes, oriento usar canudo para evitar o contato excessivo do limão com o esmalte.

O ideal é beber o suco assim que preparado, para garantir seus benefícios por completo.

Receitas para aproveitar melhor os benefícios do limão:

Suco desintoxicante, contra ansiedade, ativa a memória e melhora o sono:

Bater o suco fresco de 2 limões com 5 folhas de alface (qualquer tipo) e suco de 1 laranja (qualquer uma).

Suco para prevenção do envelhecimento precoce e que favorece o intestino:

Bater o suco fresco de 2 limões com 1 maça fuji inteira e 1 colher de semente de linhaça triturada.

Suco para melhorar a digestão e ajudar a emagrecer:

Bater o suco fresco de 2 limões com 2 fatias grossas de abacaxi e 1 folha de couve crua.

Suco para ativar o sistema imunológico:

Bater o suco fresco de 1 limão c/ casca, 1 colheres de chá de gengibre ralado, 3 acerolas e 1 laranja lima.

Suco para acelerar o metabolismo:

Bater o suco fresco de 1 limão com 1 colher de chá de canela em pó e ½ colher de sopa de mel de abelha

Matéria publicada pela nutricionista Mariana Ferri D’Avila

Av. Alfredo Ignácio Nogueira Penido, 255 – Sala 301 – Edifício Le Classique – Jardim Aquarius – CEP 12246-000 – São José dos Campos – SP/ Tel/Fax. (12) 3019.4804 – Cel. (12) 9152.3119

E-mail: contato@marianaferridavila.com.br – www.marianaferridavila.com.br

Link da matéria: http://www.marianaferridavila.com.br/dicas_pdf/beneficios-do-limao.pdf

Pesagens dos últimos dias:

07/03 – 80,500 Kg

08/03 – 79,600 Kg

09/03 – 79,200 Kg

comentários
  1. Andrea Aoki disse:

    Oi Paty!

    Uiaaa a balança está baixando? Que bom, vamos torcer pra que ssa casa dos 80 não volte mais!!!

    Na revista Boa Forma, se não me engano, já saiu uma matéria falando do limão, eu até comecei uma vez tomar ele em jejum, mas parei rsrs, ai ai eu começo tanta coisa e não continuo, sou uma cabeçuda mesmo! Mas ele ajuda de verdade!!!! Há vários estudos sobre esse assunto, vale a pena!

    Ótimo restinho de semana pra vc, se cuida, beijos =**

  2. Flá disse:

    Ai, coisa de mãe mesmo, né? A minha tem pros dois tbm!!! rsss

    Minha sogritcha fez uma vez o lance de tomar limão em jejum e disse que fez super bem, emagreceu… eu já fiz uma vez de tomar com água tbm, mas pra mim, não fez bolhufas nenhuma.

    Parabéns por sair da casa dos 80! Devagar e sempre amiga…

    Bjosss

  3. Augusta disse:

    . amiga querida, muitooooooo obrigada por compartilhar um texto e se preocupar com as informações, vc é sempre muito bem-vinda no meu cantinho, risos.
    . Beijinhos mil.
    . Excelente continuação de semana torta, risos, espero que agradável e leve em todos os sentidos.
    . Fique com DEUS.
    . ps: no seu blog não tem campo para seguidores, quis clicar nele mas não encontrei.

  4. Rebecca disse:

    Ta vendo? a balança já tá percebendo quem ta no comando… Risos!!! Bem coisa de Beth esse meu comentario, rhehe!

    Desde sábado ja emagreci 2,5.

    E olha que to na TPM, epoca que incho demais.

    Vou correr marcar nutricionista pra ela me dar logo o laudo da cirurgia.

    Ebaaa!

    Bjs!

  5. Kitty disse:

    Adorei a matéria.
    Comprarei limão para me ajudar emagrecer..rs

    boa semana!
    kisu =*

  6. Micha disse:

    amei as dicas…seria mto bom pra mim….mas não sei se conseguiria tomar todos os dias..mas acho q vou tentar.

    O Carnaval acabou e a vida volta à realidade.
    Enfim…

    Um ótimo começo de ano de verdade para você!!!

    /(,”)\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_…………….

  7. Walquiria disse:

    Oi, adora o limão, desde de pequena escuto avós e meu pai dizer que é um santo rmédio, outro que vai muito bem contra gripes e inflamações é o alho. Beijos

  8. Bruxa do 203 disse:

    Se eu já adorava tudo de limão, agora mais ainda.

    (vale torta, mousse, sorvete, etc? rsrsrsrs tá, já sei, só os light!)

  9. Lu Francesa disse:

    O peso está diminuindo 🙂 , parabéns querida!

    Aqui qdo estamos gripados ou com a garganta ruim SEMPRE tomamos limão com mel e logo ficamos bons 🙂

    Obrigada pelas outras receitinhas com limão.

    Beijocas,Lu.

  10. bethrueda disse:

    Oi, minha amiga queridaça, desculpe a demora em voltar aqui, mas você percebeu que até do meu cantinho eu também fiquei um pouquinho afastada, por falta de tempo e, depois, por descanso. Depois, de novo falta de tempo. Agora, estou tentando me atualizar, ontem consegui avançar bastante, hoje mais um pouquinho.
    Lindona, não dê brecha para a depressão chegar. Li os posts anteriores, vi que está se sentindo esquisitinha, já conhece isso, respire fundo, fique firme. Há de se proteger com uma redoma invisível, mas poderosa, de qualquer energia ruim e de qualquer aproximação do que lhe tirar do eixo. Estou aqui enviando muita energia positiva, com muito carinho, tá?
    Sobre o peso reduzindo, adorei saber, parabéns. Ainda acho que as pesagens diárias geram ansiedade, que por sua vez aconselha mal, mas se você neste momento acha que elas podem ajudá-la, então faça. Mas fique atenta, para identificar até onde/quando isso realmente age de forma aliada ou adversária, ok?
    Eu vou indo, não estou de novo tão bonitinha como sei ficar e como estava até ‘outro dia’ novamente, é um lero-lero… mas não há nada superior à minha vontade, sou eu mesma que fico me permitindo uma coisinha e outra… a questão é sempre a mesma, sei exatamente onde e como o parafuso solta e aperta. CAbe a mim apertar né? kkkk
    Adorei as reflexões sobre as pressões, sobre as tentações, tudo muito pertinente, tudo muito bem manifestado. Só não gostei de você dizer que o seu blog tem fama de baixo astral. Não sei disso e não concordo tá? Você é uma doçura, passa por altos e baixos que todo mundo passa, só que nem todos assumem (uns nem percebem). Faz parte da vida. Gente é assim.
    Beijos queridona, fique com Deus, ótima semana e em frente.

  11. Sueli disse:

    Amei a matéria sobre limão, eu adoro esta e todas as outras frutas. Parabéns pela eliminação de peso, continue firme. Beijos

  12. marcella freitas disse:

    QUERIDA, AMEI A MATÉRIA, VALE A PENA FAZER ISSO. TEM OUTRA MATERIA NO SITE DA NUTRICIONISTA QUE VALE A PENA QUE É SOBRE COMIDA JAPONESA. VARIAS PESSOAS QUE PENSAM QUE É LIGHT MERECEM VER.

    BEIJOS E CONTINUE LINDA EMAGRECENDO

  13. Saudades de você, Bethinha! Mas sei que a correria do dia-a-dia nos impede de estarmos mais presentes…
    Beijão!!!

  14. Fica lá na lateral inferior: Sign me up!

    Beijos!

Deixe um comentário

