Dieta Coletiva (meu 5º post)

Publicado: 22/02/2011 em Dieta coletiva

Eu sempre soube que o blog me ajudaria muito no processo de emagrecimento. Contudo, nunca fui muito de participar de desafios propostos por inúmeras blogueiras.

Dessa vez, não sei se pelo extremo da situação, ou pela maleabilidade do projeto, resolvi arriscar!

E não é que está sendo motivador? Legal ter que vir aqui, pelo menos semanalmente, para avaliar os erros e acertos…

Hoje decidi falar um pouco sobre o efeito sanfona.

Ouvimos muito falar por aí, que o efeito sanfona ocorre com quem faz muitas dietas restritivas. Eu contrario essa versão.

Desde os meus 17-18 anos tento emagrecer e manter-me magra. Durante esse percurso, adquiri ótimos hábitos alimentares, que nunca serão esquecidos. Sempre digo que, se não existissem doces, eu seria uma pessoa 100% saudável. [Meu colesterol é alto pelo “DNA” mesmo, minha alimentação é realmente muito boa]

Ocorre que, muitas vezes consegui emagrecer (sempre precisei eliminar menos peso que agora, e era mais nova), o problema sempre foi manter o emagrecimento. Esse é o meu maior desafio.

Admiro muito pessoas como a Larissa, que não deixa passar de um certo limite para engordar (mesmo ela, tem dificuldades!).

E não é porque restrinjo a minha alimentação e depois como feito maluca não. Como já mencionei antes, tenho problemas em enfrentar os meus conflitos, em digerir as minhas emoções, e acabo fazendo isso diante da mesa.

Aliás, atualmente nem conseguiria ter uma alimentação restrita (excessivamente). Meu organismo já não é o mesmo de 20 anos atrás.

Apesar de fazer parte das estatísticas das pessoas que conseguem emagrecer, mas engordam o dobro do peso depois, meu caso é diferente (mas tem solução como de qualquer outra pessoa = mais terapia).

Achei uma reportagem que foi exibida no Jornal Hoje, no dia 16/11/2010, que fala melhor desse iô-iô, relatando o caso da MAIORIA das pessoas. Vejam, é muito interessante:

1º Vídeo – Clique aqui.

2º Vídeo – Clique aqui.

Eu sei que é chato ficar lendo reportagens ou vendo vídeos em blogs, mas garanto que esses são muito interessantes, vale a pena mesmo.

Na reportagem, eles citam também 10 mandamentos para evitar o efeito sanfona, que são:

1º – Não deixe sua dieta ficar igual por mais de 40 dias. Isso atrapalha a aceleração do metabolismo.
2º – Troque as frutas da dieta pelo menos quatro vezes na semana. As frutas trazem vitaminas que auxiliam na queima eficaz de gordura.
3º – Troque as verduras da dieta pelo menos quatro vezes na semana. Os minerais das verduras são importantes para ativar o metabolismo.
4º – Beber sempre pelo menos dois litros de água por dia. Diminuir a ingestão de água provoca a redução da eficiência da queima de gordura.
5º – Observe seu sono. Um bom sono auxilia o organismo a queimar gordura.
6º – Mude a forma como você faz atividade física. A monotonia no estímulo físico atrasa sua queima de gordura.
7º – Controle seus níveis de estresse. O hormônio do estresse aumenta a gordura abdominal.
8º – Não cometa mais do que um dia de erro na dieta. O organismo consegue lidar com excessos calóricos por um dia, mais do que isso ele volta a ficar preguiçoso.
9º – Não deixe de trocar os refrigerantes por sucos ou água. Refrigerantes ajudam a reduzir o cálcio do organismo e o cálcio é importante no emagrecimento.
10º – Continue evitando beliscar guloseimas sempre. Cair em tentação pode aumentar a produção de gordura no corpo em apenas sete dias.

Espero que as dicas nos ajudem…

Essa semana, depois da palhaçada e do total desleixo com a alimentação, ENGORDEI! Foi só prá eu ficar alerta, já estou “na lida” novamente…rs

Beijos e tenham uma semana maravilhosa!!!

 

 

P.S.1: Vocês viram a Gabi maravilhosa no Estadão domingo? Orgulho dessa minha amiga linda…

P.S.2: Tenho respondido alguns comentários na caixa de comentários mesmo.

P.S.3: Estou sem internet em casa, por isso não consegui postar ontem. Me perdoem! Ah, e pelo mesmo motivo, estou devendo muitas visitas.

P.S.4: Gente, quando digo que na minha cidade não tem lugar para caminhar, estou dizendo a verdade MESMO. Ô lugar! rs

P.S.5: Estou com uma gripe de “lascar”.

P.S.6.: Visitem o blog da Dieta Coletiva e também os seus links. Imperdível!

comentários
  1. Walquiria disse:

    Oi Patty, bom ver você mais animada, também dei uma engordadinha estes dias, alias, estou comendo muito mal, e estou no descontrole…ufa…beijos

  2. @ugust@ disse:

    . Amiga, vim retribuir seu carinho no comentário comigo, quis tornar-me sua seguidora mas não encontrei o link para isso, no seu blog não tem?
    . Depois de mais de 2 anos nessa luta diária no emagrecimento aprendi que teremos altos e baixos mas que a chave do sucesso é o persistir sempre, tb engordo, mas continuo no foco para voltar ao peso ideal sempre, engordo gramas e já corro atrás do prejuízo, será para sempre isso!
    . As molecas não me dão problema com odor não, por que será que vc não se adaptou? Tentou talquinho?
    . Obirgada pela torcida pela minha pendência no trabalho, aqui encontro as forças que preciso para continuar.
    . Meu blog não é de moda, foi criado para eu acompanhar meu emagrecimento, para eu conhecer melhor meu próprio corpo e sempre postei mensagens de DEUS, depois conheci Cris Guerra, do blog hojevouassim e o look diário passou a fazer parte dele também.
    . Obrigada pelo carinho e palavras doces comigo, me senti super acolhida por vc.
    . Beijinhos mil.
    . Excelente dia.
    . Fique com DEUS.

  3. Gabi disse:

    Oiiii Paty !

    Espero me livrar do efeito sanfona de uma vez, pq é sofrimento demais … Aff !
    Pior que no meu caso, era só não fazer dieta para engordar, sabe ? Muito chato isso !

    Vou assistir os vídeos agora, informação nunca é demais !

    Saudades de vc !!!

    Beijos Graaaandes

  4. zana disse:

    Olá!!
    Nao tinha aparecido ainda no su blog novo.tá um charme!!
    beijocas e boa semana!!

  5. Rebecca disse:

    Sinceramente eu nao sei o que acontece comigo. Acho que é como a Gabi disse, é só eu inventar de fazer dieta que engordo. Agora mesmo to tentando emagrecer pra cirurgia e nem preciso te falar o que aconteceu, né?

    Affff!

    Gostei das dicas, sempre é bom saber mais, ne?

    Bjão!

  6. beca disse:

    O meu caso ´nem é o efeito sanfona, mas depois que emagreci 25 quilos, travei … quero ainda perder 05 p/ ficar com os mesmos quilos de antes das gravidezes… Porém logo começas aulas das crianças e vou voltar pra academia, fazer pilates e correr com ajuda de um profissional . Quero ver esses quilos teimarem em sair, heisithehe. To caminhando e fazendo musculação e localizada com pesinhos, caneleiras em casa, mas quem sabe mudando o treino e com ajuda realmente dê certo, então, tô mais relaxada, sem estresse!!

    bjs, obrigada pela visita!

  7. Lilith disse:

    Dona pocinho de ciumes…ahahaha…estou dando acesso aos poucos, preciso do email para conceder o acesso, mas ja cadastrei o seu ok? depois testa lá!
    http://gastroplastiasp.blogspot.com/

  8. Roberta disse:

    Que saudade de passar aqui… estou numa correria maluca no trabalho, por isso andei em falta!!!

    Já passei por esse efeito sanfona… emagreci bastante, depois de 1 ano com o mesmo peso, veio uma certa relaxada… como se eu estivesse imune!!! Resultado: Acabei engordando!!!

    Boa semana pra ti!!!

    Bjos
    Roberta
    twiiter:@dietadaroberta

  9. Sueli disse:

    Vim visitar o seu blog e gostei muito, adorei as dicas. Vou te seguir. Te convido a me visitar no http://www.suelir.blogspot.com. Boa sorte na sua caminhada.

  10. Mary disse:

    Oi, Paty!
    A minha alimentação é saudável pelos mesmos motivos que os teus: luto pra emagrecer e permanecer magra há muitos anos. Adquiri hábitos invejáveis, mas… sou compulsiva! E quando tenho meus rompantes, chuto o balde pra valer…
    Mas sempre volto porque a vontade de me sentir bem comigo mesma é maior!
    Beijo e segue firme aí. Esses desafios são motivadores e nos fazem refletir… muito bom!

  11. Lilith disse:

    Como assim minha bala de coca vai vencer?
    Sábado de tarde quero ir em um evento de casamento, quer ir comigo???
    Eu te pego no metrô!!!!

  12. Lilith disse:

    ah, e o encontro nem é por causa da bala….hehehehe.
    Brincadeira Paty! Se eu não marcar vc não marca!!!

  13. Andrea Aoki disse:

    Oi Paty!!!

    Pois é não é nada fácil, eu comecei a ter problemas com a balança depois dos 27 anos, acho que foi depois mesmo que a ansiedade começou a pegar mais forte. Mas pelo menos agora sabemos como controlar melhor né? Aprendi bastante com a RA, mesmo engordando um pouco já não é tanto como antes, ainda bem rsrs!

    Obrigada pela força lá no blog 🙂

    Bjusssss

Deixe um comentário

